sexta-feira, 30 de março de 2012

CONTOS DE LUGARES DISTANTES - Shaun Tan - CosacNaify

Eric
"Alguns anos atrás, um estudante de intercâmbio veio morar conosco...Havíamos acabado de pintar o quarto vago, mas Eric preferia dormir e estudar a maior parte do tempo em nossa despensa.



"Deve ser alguma coisa cultural", dizia Mamãe. "Contanto que ele esteja feliz." Eric era muito curioso e estava sempre cheio de perguntas. Porém, não era o tipo de pergunta que eu estava esperando. A maior parte do tempo Eric parecia mais interessado em miudezas que encontrava pelo chão. Todavia, nenhum de nós pôde conter o espanto diante da forma como Eric deixou nosso lar: uma partida repentina, ainda de madrugada...


No jantar daquela noite, ficamos especulando por bastante tempo. O Eric parecia triste? Teria gostado da estadia? Algum dia ouviríamos falar dele de novo? Aquilo nos incomodou por horas, ou pelo menos até um de nós descobrir o que havia na despensa... "Deve ser uma coisa cultural", repete Mamãe."



Este conto me fez pensar em "mimos". Pequenos presentes, gestos, carinhos que podemos fazer para as pessoas que estão ao nosso redor. Uma salada de fruta especial para o marido que faz regime, um chaveirinho comprado numa loja porque lembramos de uma amiga querida, um pedaço de bolo levado para o lanche da professora de nossos filhos, um pote de doce de leite para os filhotes... O mundo ocupa nossas vidas com tantos compromissos, que acabamos por abandonar  pequenas atitudes de delicadeza. É tão bom receber um mimo.
Quem se interessar por conhecer o texto acima, na íntegra, e mais algumas histórias encantadoras do escritor Shaun Tan, saia em busca de "Contos de Lugares Distantes".

Um comentário:

  1. Leila,
    Que lindo esse livro! Fiquei morrendo de curiosidade de conhecê-lo na íntegra. Realmente deve ser lindo demais. E isso que suscitou em seu pensamento, tão bacana. Algo que sei que você sabe fazer bem, sempre tão carinhosa com as pessoas que você gosta...
    Um grande beijo e muitas saudades.

    ResponderExcluir